A Luz do Oriente, nº 2.905

A nossa história

Federada ao Grande Oriente do Distrito Federal e ao Grande Oriente do Brasil, a Aug:. e Resp:. Loj:. Simb:. Loja Luz do Oriente, nº 2.905, foi fundada em 23 de novembro de 1995, durante encontro denominado "Encontro Adonhiramita do Planalto Central", realizado por IIr:. Adonhiramitas do Distrito Federal e Goiás. 

Durante o evento, no dia do encerramento (23/11/1995), o Ir:. Marcos José da Silva, naquela oportunidade funcionando como Mestre de Cerimônias, discorrendo sobre os acontecimentos, sua qualidade, a participação maciça e efetiva dos IIr:., a presença de IIr:. do Alto Corpo Adonhiramita, capitaneados pelo Ir:. José Gonçalves, Patriarca Regente, que presidiu o encontro, anunciou que naquela data estava sendo fundada mais uma Loja Maçônica que adotou o rito Adonhiramita para desenvolver os seus trabalhos, totalizando em cinco o número de Lojas desse rito no Distrito Federal. Esta Loja recebeu o título distintivo de Augusta e Respeitável Loja Simbólica Luz do Oriente.

Assinaram o livro como Fundadores os seguintes IIr:. : Cláudio Iporan Ramidoff (Oriente Eterno), Dorival Lourenço da Cunha, Edison Sauguellis, Eduardo Gomes de Faria, Eurípedes Victório Affonso, Francisco Nery Barbosa (Oriente Eterno), Francisco Plácido Rodrigues Bezerra, Geraldo Bernardes Sales, Hideki Ito, Izaías da Silva, Jair Félix da Silva, Jandir de Morais Feitosa, João Bueno Ayres Trindade, José Antão Alves, José Daniel da Silva, José Martins Gomes, Marcino Martins de Paula (Oriente Eterno), Marcos José da Silva, Nivaldo Lourenço da Cunha, Nivaldo Valim Ribeiro e Walderico de Fontes Leal.

Clique no botão abaixo para visualizar o pedido de registro, a Ata de Fundação e o Estatuto da Loja Luz do Oriente, nº 2.905.

Baixar arquivo



Inicialmente, seus trabalhos eram realizados nas terças-feiras pela manhã (9h) e, posteriormente aos sábados pela manhã. A ideia era fornecer condições para que Irmãos que não tivessem como se locomover a noite pudessem continuar dando sua contribuição à Ordem. A primeira diretoria da Loja, que funcionou de 1995 a 1997, foi composta pelos IIr:. Francisco Nery Barbosa (Venerável), Nivaldo Lourenço da Cunha (1º Vigilante), João Bueno Ayres Trindade (2º Vigilante), Dorival Lourenço da Cunha (Orador), Eduardo Gomes de Faria (Secretário), Eurípedes Victório Afonso (Tesoureiro) e Jair Félix da Silva (Chanceler).

Passados os anos, seus membros optaram por transferir o horário das reuniões para a noite, quinzenalmente as quintas-feiras. Em Julho de 2017, a Oficina alterou seus trabalhos para semanais, às segundas-feiras às 20h, e se reúnem no templo Liberdade, localizado à SGAS, Quadra 913, Conjunto “H” – Grande Oriente do Brasil, Asa Sul – Brasília / DF.

Galeria de Veneráveis: